AS MAIORES MARCAS DE PERFUME E SUAS HISTÓRIAS!

AS MAIORES MARCAS DE PERFUME E SUAS HISTÓRIAS!

CAROLINA HERRERA

A estilista fundadora da marca é Maria Carolina Josefina Pacanins y Nino, conhecida como Carolina Herrera. De origem Venezuelana, aos 13 anos foi levada a Paris com sua avó, e foi durante essa viagem que ela descobriu sua paixão pela moda. Quando Carolina tinha 25 anos, começou a trabalhar na Venezuela como relações públicas na Casa Pucci. Foi nesse período que conheceu Maria Teresa Herrera, mãe do homem que Carolina viria a se casar em 1968 e herdar o sobrenome Herrera, Don Reinaldo Herrera Guevara. Em 1980, a estilista lançou seu primeiro trabalho no ramo da moda. Sempre muito bem recebida pelos críticos da moda, ganhou auxilio de um investidor venezuelano para abrir a sua empresa no ano posterior. Nesse período Carolina e a família se mudam para Nova York. Uma das criações mais conhecidas é a simples camisa branca. Sempre muito usada pela estilista, a camisa se tornou um cartão de visitas e levou a marca para outro nível. Em seguida, a estilista deu inicio a elaboração de coleções de vestido de noiva. Porém, foram os famosos perfumes da marca que ajudaram a lançar o seu nome mundialmente. O perfume 212, um dos lançamentos de maior sucesso de Carolina Herrera, que foi inspirado no estilo de vida nova—iorquino foi apresentado ao mundo em 1997 e até hoje é recorde de vendas. Não é a toa que Carolina Herrera é uma das marcas mais conhecidas e aclamadas. Uma marca que nunca para de inovar e conquistar seus fãs.  

MARIA CAROLINA JOSEFINA PACANINS Y NINO (CAROLINA HERRERA)

CHANEL

A marca se originou em 1909, quando Gabrielle, abriu uma chapelaria no Boulevard Malesherbes. E em 1910, ela financiou sua primeira loja de roupas.Dois anos depois, em 1913, as lojas de alta costura de Coco Chanel ofereceram a venda de roupas esportivas para as mulheres. Na primeira guerra mundial (1914-1918) Chanel havia aberto uma grande loja de roupas, entre as roupas estavam os blazers de flanela, sais retas de linho, blusas de marinheiro, suéteres, ternos de saia e jaqueta. Chanel viveu até os oitenta e sete anos, e continuou trabalhando até o fim de sua vida, em 1971.Karl Lagerfeld assumiu seu lugar e se tornou diretor da Chanel, de 1983 até fevereiro de 2019, quando faleceu. Virginie Viard, que trabalhou ao lado de Lagerfeld desde 1987, é a atual diretora da Chanel, perpetuando o sucesso da grife francesa.

GABRIELLE BONHEUR CHANEL

CALVIN KLEIN

Calvin Richard Klein é um estilista americano de origem judaica húngara. A primeira loja foi inaugurada em 1978.Desde a sua adolescência, Klein aprendeu sozinho a costurar e a fazer esboços de roupa, tendo sido muito influenciado pela mãe e avó. Começou fazendo roupas para as bonecas da irmã, vestidos para a mãe, em uma maquina de costura que a avó havia dado. Fez parte do primeiro time que desenhou a moda nos EUA no século XX. Formou-se na Fashion Institute of Tecnology, em 1962. Durante os cinco anos trabalhou para diversos confeccionistas especializados em roupas masculinas, especialmente paletós, casacos e blazers, e claro, roupa para as mulheres também. Suas linhas clássicas e suaves começaram então a aparecer em coleções sportswear. Cada novo lançamento se transformava em sucesso. Hoje a marca bilionária vende roupas, perfumes e acessórios para o mundo inteiro. A grife tem lojas em mais de 100 países, incluindo Brasil, geralmente instaladas em luxuosos shoppings centers.

CALVIN RICHARD KLEIN

LÂNCOME

O nome por trás dessa trajetória fantástica de beleza é Arman Petitjean, um apaixonado pela perfumaria que iniciou seu projeto em 1935, na França. Iniciou seu aprendizado na gigante de beleza Coty. Ele se uniu a Guillaume d’Ornano, que depois acabou saindo da Lâncome e criando sua própria marca, a Sisley. O nome ‘’Lâncome’’ foi inspirado na floresta de Lancosme, que fica no vale do Indre, no coração da França, e foi escolhido pela esposa de Guillaume, Elisabeth d’ Ornano. As rosas da região inspiraram o símbolo da empresa, a única rosa dourada. Além do universo da perfumaria iniciado em 1935, a marca lançou seu primeiro skincare e em 1936 com creme NUTRIX, um creme reparador que é sucesso até hoje. A marca ganhou status de expert em cuidados com a pele e atualmente tem produtos famosos em todo mundo como a linha Génefique que previne o envelhecimento e a linha Renergie, que funciona devolvendo firmeza a pele. Na maquiagem  é reconhecida por ser criadora das mais icônicas máscaras de cílios do mundo, a hypnôse. Já em 2021 o rímel ‘’lash idole’’ de 24 horas de longa duração se tornou o produto mais vendido e recebeu um prêmio de beleza. A marca é sinônimo de inovação e tecnologia cosmética de luxo.

ARMAND PETITJEAN

VERSACE

Fundada em 1978, por Gianni Versace, o estilista nasceu no dia 2 de dezembro de 1946 em uma cidade pobre da Itália, Reggio Calabria. Sua mãe dirigia um atêlie de costura onde ele trabalhou e aprendeu com ela por um tempo, desenhando e costurando roupas para ajudá-la. Aos 25 anos, em 1972, Gianni recebeu uma encomenda de um dono de uma confecção e deveria criar uma coleção que seria produzida em Milão. O resultado foi um sucesso e então foi chamado para fazer o mesmo para outra confecção. Ai veio a decisão de se mudar para Milão, cidade onde começou a fazer suas coleções para marcas importantes da época. Em 1978, resolveu fundar a Versace Company em parceria com seu irmão Santo, o diretor geral e sua irmã Donatella, responsável pelas campanhas publicitárias. No mesmo ano, lançou sua primeira coleção feminina, intitulada de Gianni Versace Donna, em uma galeria de arte em Milão. Mesmo não gostando de Milão, por achar que a elite preferia Armani. Gianni chegou a dizer que Giorgio vestia as esposas, enquanto Versace vestia as amantes. Sua moda chamativa, com modelagens distintas e exageros nas estampas e materiais remetiam ao excesso da década de 1980. A grife lançou seus famosos corpetes que fundiam maiôs daquela época com vestidos do século XVII. Na manhã de 15 de julho de 1997 uma triste noticia vindo do mundo da moda abalou o mundo. Gianni Versace foi assassinado com dois tiros na cabeça em frente a sua mansão em Miami, quando voltava de uma caminhada matinal.O crime deu um final brusco a sua carreira de estilista que estava no auge. Donatella Versace, a irmã mais nova de Gianni e que foi sempre seu braço direito, assumiu a marca. A marca traz provocações visuais sem esquecer o conforto dos materiais e a liberdade que a silhueta deve ter. A marca é símbolo de extravagância e sensualidade.

GIANNI VERSACE E DONATELLA VERSACE

DOLCE & GABBANA

A marca Dolce & Gabbana fundada em 1985, em Milão, na Itália, por dois estilistas italianos: Domenico Dolce e Stefano Gabbana. A história dos dois começou em 1980 quando trabalhavam como assistente de Giorgio Correggiari. Em apenas dois anos abriram um pequeno atêlie em que faziam serviços de freelancer para outras marcas e conforme o aperfeiçoamento, começaram a definir o estilo da futura marca. Tecidos nobres, detalhes delicados a maioria bordado, cores vibrantes são algumas das características que remetem a grife. Além disso, a feminilidade e a sensualidade da mulher eram muito idealizados pelos dois e combinados com a paixão do barroco e pela vida do sul da Itália, foi criado a marca, três anos depois. Ao passar dos anos, a marca passou a produzir linhas diversificadas como masculina, perfumes, roupas intimas, moda praia e beleza. Em sua vida pessoal, Domenico e Stefano foram mais que parceiros de negócios, já que tiveram um relacionamento que se encerrou em 2003,  embora deram continuidade aos negócios. Ambos tinham o sonho de trabalhar na Armani, e em 2003 Dolce & Gabbana vendeu mais produtos que Armani. Dolce & Gabbana até hoje faz sucesso e nunca se tratou de uma marca tradicional ou clássica, mas sim carrega em sua estética uma ousadia e extravagância incrível.

STEFANO GABBANA E DOMENICO DOLCE

YVES SAINT LAURENT

De uma família tradicional francesa de classe média, Yves nasceu no ano de 1936. O nome escolhido foi Yves Henri Donat Mathieu- Saint Laurent, mas popularmente ficou conhecido apenas por Yves Saint Laurent. O garoto prodígio cresceu e demonstrava talento para a moda. Aos 17 anos, participou de um concurso de moda promovido pela International Wool Secretariat com o desenho de um vestido para coquetel, e levou o primeiro lugar na premiação. Depois desse concurso, a revista vogue francesa, abriu as portas para o mundo da moda, permitindo que ele conquistasse o cargo de assistente de criação da Dior. Anos mais tarde, já com 21, Yves assumiu o posto de costureiro chefe da Maison, e permaneceu até 1960, quando precisou abandonar o trabalho por ter sido convocado para serviço militar na Argélia. A experiência no exército não deu certo e acarretou problemas psicológicos para Yves, por ter sofrido bullying de outros soldados. Chegou a ser internado em clinicas psiquiátricas para tratamento após o ocorrido.Com o apoio dos amigos, trabalho e família, ele se reconstruiu. Inclusive, uma das curiosidades, Paloma Picasso, filha de Pablo Picasso era uma de suas melhores amigas. O ano de 1958 trouxe um acontecimento marcante para Yves conheceu aquele que veio a ser seu companheiro amoroso. Yves e Pierre Bergé conheceram-se em um jantar de estreia do estilista na marca Dior. Iniciaram um romance e seis meses depois foram viver juntos e ficaram conhecidos por serem o primeiro casal homossexual público da França.A união durou 18 anos, mas mesmo após a separação permaneceram amigos e parceiros de negócios. Yves passou a confeccionar modelos que até então não eram comumente vistos no mercado. Roupas práticas, porém sofisticadas. Essa tendência que foi lançada marcou presença durante as décadas de 60 e 70. Em 2008 o estilista aclamado faleceu, mas sua grife mantém as características e o legado deixado por ele, uma marca cuja as características marcantes são as cores inspiradas em esmeralda, rubi e safira.

YVES HENRI DONAT MATHIEU-SAINT LAURENT(YVES SAINT LAURENT)

GIORGIO ARMANI

Nascido em 11 de julho de 1934, em Piacenza, no norte da Itália, Giorgio Armani teve uma infância diferente da maioria dos grandes estilistas. Ele nunca havia demonstrado interesse pela moda. Giorgio Armani estudou por dois anos o curso de medicina na universidade de Milão e serviu ao exército italiano. Mas aos 20 anos, trocou a futura carreira na área da saúde para trabalhar como vitrinista e assistente de fotografia. Seu primeiro contato com o mundo da moda foi quando trabalhou como comprador das peças masculinas da loja de departamento La Rinascente, e após esse cargo foi assistente do estilista Nino Cerruti por aproximadamente 9 anos, o que lhe garantiu um grande impacto no currículo. Entretanto, sua correria na moda da alta costura iniciou após sua irmã Rosanna, que trabalhava como modelo, o apresentar no seleto grupo da moda italiana. Em 1975, Giorgio vendeu um velho automóvel que possuía e com o dinheiro recebido aproximadamente US$10.000,00, investiu no aluguel de um pequeno escritório em Milão e na contratação de um assistente e uma secretaria. Em 24 de julho de 1975, o mundo conheceu a primeira coleção masculina da marca intitulada como The King of Jackets, que apresentou novos cortes e caimentos, quebrando um padrão de vestuário já estabelecido na sociedade. Seu traço já era facilmente reconhecido no mundo da alta costura:elegante, sofisticado, glamouroso e com tons sóbrios.

GIORGIO ARMANI

PACO RABANNE

Francisco de Rabaneda Cuervo, ou Paco Rabanne nasceu na cidade basca de San Sebastian, na Espanha, em plena guerra civil em seu país, filho de um general e de uma das fundadoras do partido comunista espanhol, que acumulava suas atividades de política de esquerda com as de costureira-chefe da filial local da casa Balenciaga. Em 1936, aos dois anos, e exatamente por causa da guerra, ele mudou-se com toda a família para a França. Durante 12 anos, de 1954 a 1964, Rabanne estudou arquitetura na escola de belas artes de Paris, e foi aí que começou a nascer a vocação para o estilismo de roupas, seus colegas de curos achavam que os edifícios que projetava pareciam-se com vestimentas. Sua estréia no mundo da moda foi, porém, através de ousadas bijuterias e botões de plástico que criava e vendia para Maisons como as de Dior, Givenchy e também Balenciaga. Depois vieram bordados, que revolucionavam o que existia na época, com seus desenhos geométricos, sapatos, que desenhou para Charles Jourdan, e gravatas, desenvolvidas para Pierre Cardin. A inovação era tanta que as criticas não demoraram a surgir. Paco Rabanne não é um costureiro, mas um metalúrgico, disparou Chanel. Além das roupas, a inovação está presente em seus perfumes, desde o primeiro que foi Calandre, até os atuais como Phantom e Fame.

Exatamente hoje dia 03/02/2023 perdemos esse ícone do mundo da moda, fica aqui nossa homenagem a uma das pessoas que mais revolucionou esse universo!

FRANCISCO DE RABANEDA CUERVO (PACO RABANNE)

Share with

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search

Carrinho

Nenhum produto no carrinho.

Abrir chat
💬 Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?